CLIQUE E LEIA AQUI MESMO A AGENDA 21!

Agenda 21 Local


Em 2003, a partir de uma iniciativa da Reserva Ecológica de Guapiaçu-REGUA, uma ONG local, teve início a discussão sobre a Agenda 21.

A duras penas, a bióloga Eleonora Camargo organizou um grupo e começou a divulgar esse tema no município por meio de palestras e eventos.

Em seguida, a ONG encaminhou um projeto ao Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) para a elaboração da Agenda 21 Local de Cachoeiras de Macacu. O projeto “Elaboração do Plano de desenvolvimento Sustentável – Agenda 21 de Cachoeiras de Macacu” foi executado mediante parceria entre a REGUA e a Prefeitura Municipal, contando com a participação de inúmeras pessoas.

Esse primeiro projeto propôs a realização dos quatro primeiros passos sugeridos pelo Ministério do Meio Ambiente:
  1. Mobilizar para sensibilizar Governo e Sociedade;
  2. Criar o Fórum da Agenda 21;
  3. Elaborar Diagnóstico socioambiental de forma participativa;
  4. Elaborar o Plano de Desenvolvimento Sustentável, ou Plano de Ação.
Assim foram sensibilizados 1.045 atores sociais e criado o Fórum.
A elaboração do Diagnóstico contou com uma base técnica e participação da sociedade que colaborou participando das Oficinas e respondendo a um questionário composto de três blocos de perguntas: Perfil de equidade Social, Perfil Socioeconômico e Perfil de Conservação Ambiental.

As Oficinas utilizaram a metodologia do Instituto Ecoar para Cidadania:
  1. Oficinas com Jovens do Ensino Médio em Cachoeiras de Macacu
  2. Oficinas com as Comunidades de Japuíba, de Papucaia, de Agrobrasil, de Faraó, de Cachoeiras de Macacu, de Maraporã, do Guapiaçu, de serra Queimada, de São José da Boa Morte;
  3. Oficinas com o Setor Privado
Durante cinco anos de realização deste Projeto houve um contato privilegiado com a Comunidade envolvida, seus potenciais, suas expectativas e suas fragilidades, Encontros nas diferentes localidades do território municipal proporcionaram o entrosamento da equipe técnica com a população.”

Em 2007 foi publicado o resultado desse trabalho detalhando o processo participativo que envolveu a comunidade local até dezembro daquele ano.

No entanto, quando esse material foi finalizado, houve uma expectativa sobre a instalação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), pois entre março e julho de 2007, a Caravana Comperj da Petrobras visitou os municípios para divulgar o empreendimento e as ações de relacionamento propostas para a região, convidando lideranças a participar do processo da Agenda 21 Local.
Na ocasião, os representantes do Fórum de Cachoeiras de Macacu se mostraram receosos de que o trabalho não considerasse o processo já desenvolvido no município.

Teve início, então, uma nova e difícil tarefa: a reelaboração do Plano Local de Desenvolvimento Sustentável – uma nova forma de trabalho, novas metodologias, novos caminhos... Tudo novo sobre tudo o que já havia sido realizado. Porém, com a necessidade de novos olhares e muitas dúvidas.

Uma grande confusão, que aos poucos foi se dissolvendo com a colaboração dos facilitadores contratados para essa etapa. 

 
Ao longo da realização das oficinas observou-se que o receio com relação ao processo em curso e ao compromisso do poder público foi se desfazendo, possibilitando construir um forte engajamento das pessoas nas discussões que apontaram as preocupações, potencialidades e contribuições para as propostas de planos de ação em Cachoeiras de Macacu.
O desafio era igual para todos. A experiência que adquirimos nos fazia entender que todo esse processo começava a fazer sentido. Conquistamos novas pessoas e repensamos várias propostas.
Unimos um grupo incansável na luta por finalizar de forma honesta e leal cada uma das tarefas que nos eram encaminhadas. A Fase de Consolidação do processo foi o momento de reunir os quatro setores para consolidar coletivamente as potencialidades e preocupações apontadas por cada um deles. Em 6 de novembro de 2008, os representantes de Cachoeiras de Macacu viajaram até Rio Bonito para trabalhar nas oficinas de consolidação. A partir dela, os resultados setoriais foram reestruturados e o Fórum da Agenda 21 do município, reconstituído.


Este novo documento contou com a verdadeira participação de cada um dos membros do grupo, que trabalhou em feriados e finais de semana para concluí-lo da melhor maneira.

Agora, com o Plano de desenvolvimento Sustentável em mãos, estamos na fase de Implementação e monitoramento desse PLDS. Um Plano de longo alcance que precisa da participação de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário